Banner do Banco de talentos da MAPA

Novo Mercado da Cidade Operária: mais uma parceria de sucesso do Governo Flávio Dino


Postado em: 28/12/2020 5:00 pm

Artigo publicado no Jornal Pequeno de 27 de dezembro de 2020

Na última quarta-feira, 23 de dezembro, juntamente com os colegas das Secretarias  Estaduais de Agricultura e de Infraestrtura, acompanhei o Vice-Governador  Carlos Brandão, em  mais uma entrega do Governo Flávio Dino de um investimento para geração de emprego e renda para São Luis: a reinauguração da primeira parte da reforma do Hortomercado da Cidade Operária.

A entrega ainda que parcial do mercado  é de bastante importância para aquela região, pois com seus 118 (cento e dezoito) boxes destinados à venda de produtos derivados de animais (carnes, aves,  peixes e outros), dentro das normas e nas melhores condições sanitárias e de higiene, é um dos maiores e mais modernos equipamentos públicos do gênero em nossa cidade. Dai se justificando  a entrega dessa primeira parte que representa quase setenta por cento  da obra, substituindo as atuais condições precárias e possibilitando a conclusão da reforma, sem qualquer solução de continuidade das suas  atividades.

Mas o testemunho que deve ficar deste momento é o espírito de  parceria existente na gestão estadual  e o comprometimento do Governador Flávio Dino com o ser humano em sua plenitude, pois  a reinauguração de um edifício público não representa tão somente a conclusão de uma reforma física de instalações prediais, mas são vidas humanas que são preservadas e melhoradas.

A realidade encontrada em 2015 naquele local era de completo abandono, de mazelas sociais graves, como prostituição, tráfico de drogas e prática constante de diversos crimes, inclusive homicídio, trazendo pânico àquela população e afugentando empreendedores.  Logo, o primeiro passo, antes de começar a necessária reforma, a qual já era objeto de condenação judicial, bem como era reivindicação da comunidade e dos lojistas e feirantes, era compreender e enfrentar todos os problemas  que extrapolavam os muros e paredes do mercado. Com isso, a primeira parceria formada neste caso, entre a Secretaria sob a minha titularidade na época (SEGOV)  e as Secretarias de Segurança Pública e de Infraestrutura, com a restauração do 6º Batalhão da Polícia Militar, trazendo de volta segurança para os moradores, feirantes, lojistas e principalmente para a execução da obra que se avizinhava.

A elaboração do projeto da reforma do mercado em 2017, também se deu em processo de parceria e de participação popular e democrática, mediante várias reuniões com todos os segmentos de feirantes e lojistas, arregimentados e credenciados num trabalho conjunto de técnicos da Sinfra, Sagrima, Secid, Setres e Sedes, coordenados por assessores especiais do Governador, vinculados à Segov. Naquele mesmo ano, outras atividades foram realizadas a fim de resolver os imbróglios existentes e que não diziam respeito apenas à reconstrução de paredes e boxes, mas também de questões jurídicas e de gestão, por isso que PGE e SEGEP se uniram ao grupo já formado pelas outras secretarias já aqui citadas, a fim de atender as inspeções judiciais, bem como para instituir a comissão de gestão do mercado e fazer a regularização do imóvel e área junto ao cartório.

As obras do mercado efetivamente se iniciaram em 2018, mediante projeto feito por técnicos da SINFRA, em situação já bastante segura e organizada, bem diferente de outrora, pois já se tinha o cadastro de todos os  feirantes, tanto da área interna, como externa, com critérios objetivos amplamente discutidos, além da Inclusão dos balanceiros na reforma, o que representa mais serviços para os usuários.

Com todo esse esforço conjunto, apesar de todas as dificuldades vividas em 2020, se teve de forma pacífica a elaboração da setorização do mercado (setores de carnes bovinas, suínas, caprino, pescados, de aves e  de balanceiros),  o sorteio dos boxes para os feirantes cadastrados, respeitando os espaços antes adquiridos, a entrega das permissões de uso e por último, a capacitação dos feirantes em boas práticas na manipulação de alimentos e medidas sanitárias garantindo a segurança alimentar de todos.

Como é bom se encerrar um ano de tantas dificuldades com um exemplo de que a união, a força de trabalho e um gestor competente e comprometido com a população que o elegeu, geram resultados e obras transformadoras para a vida das pessoas. Que venha 2021 com a conclusão total da obra fazendo com que a completa  satisfação dos feirantes, lojistas e usuários, bem como mais saúde e mais renda  para todos se juntem a essa PARCERIA DE SUCESSO!

Antonio Nunes (Presidente da Maranhão Parcerias)

QUEM SOMOS

A empresa Maranhão Parcerias – MAPA é uma sociedade de economia mista cujo acionista majoritário é o Estado do Maranhão.
Clique aqui e saiba mais

ONDE ESTAMOS

Rua da Estrela, nº 473,
Centro (Praia Grande)
CEP: 65010-200 – São Luís-MA

Contato

(98) 98243-9701

Horário de Atendimento

Segunda-feira à Sexta-feira: 12:00 às 18:00

Siga-nos:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Desenvolvido pela SEATI | www.seati.ma.gov.br