PORTAL DA TRANSPARÊNCIA   OUVIDORIA  |  
English English French French Portuguese Portuguese Spanish Spanish

Representantes de Fundos e empresas internacionais conhecem potencial do Maranhão para Negócios Verdes, na COP26


Postado em: 11/11/2021 3:06 pm

O Maranhão participa da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, com uma comitiva com representantes da Maranhão Parcerias – MAPA, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Representação em Brasília e da assessoria da Vice-governadoria do Estado. No evento, o Maranhão apresenta as oportunidades em negócios verdes  no estado.

Presidente Antonio Nunes apresentando potencial do Maranhão em evento do Consórcio Amazônia Legal

 

Recentemente, o governador Flávio Dino sancionou a Lei 11.578/2021, que institui a Política de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, da Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, do Manejo Sustentável de Florestas e do Aumento de Estoques de Carbono Florestal (REDD+), da Gestão dos Ativos Ambientais e do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do Estado do Maranhão. Com isso, o estado torna-se um terreno atrativo para que grandes fundos e empresas que investem em ativos ambientais invistam no mercado.

“Nosso estado é extremamente rico em áreas verdes preservadas e o Governo do Estado tem se empenhado cada vez mais em reduzir as taxas de redução do desmatamento e reduzir a emissão de carbono. Com a lei recentemente aprovada nos tornamos aptos a realizar negócios com o mercado”, explicou o presidente da MAPA, Antonio Nunes.

Com ampla agenda durante o encontro, o presidente da MAPA esteve reunido com grandes players da área, entre os quais, o fundo Emergent, a The Nature Conservancy, o Fundo Brasileiro para a Diversidade – Funbio, as empresas McKinsey & Company e Amazon. O Maranhão participou ainda do evento “Construindo Parcerias para o Desenvolvimento Econômico de Baixas Emissões na Amazônia Brasileira”, organizado pelo Consórcio Amazônia Legal, onde Nunes apresentou as ações e políticas ambientais do estado para investidores internacionais e do evento da GCF Task Force, que reuniu as delegações dos estados que compõe a Amazônia.

“O Maranhão apresenta características que o qualificam para buscar incentivos junto a esses fundos e empresas. Com a Lei 11.578/2021, a MAPA se tornou Agência de Mercado, Fomento e Gestão Financeira para administração de ativos e créditos oriundos dos serviços e produtos ambientais. Além de que conduziremos toda a parte financeira do REDD+. Então, a participação na COP26 serviu principalmente para mostrar que estamos preparados para receber tais investimentos e apresentar confiabilidade ao mercado”, comentou Nunes.

 

 

QUEM SOMOS

A empresa Maranhão Parcerias – MAPA é uma sociedade de economia mista cujo acionista majoritário é o Estado do Maranhão.
Clique aqui e saiba mais

ONDE ESTAMOS

Rua da Estrela, nº 473,
Centro (Praia Grande)
CEP: 65010-200 – São Luís-MA

Contato

(98) 98243-9701

Horário de Atendimento

Segunda-feira à Sexta-feira: 12:00 às 18:00

Siga-nos:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Desenvolvido pela SEATI | www.seati.ma.gov.br