Com TáxiGov, beneficiários do Travessia aproveitam para curtir o São João do Maranhão

26/06/2025

O serviço TáxiGov, gerenciado pela Maranhão Parcerias (Mapa), tem possibilitado que pessoas com deficiência atendidas em políticas públicas do Governo do Estado tenham acesso à cultura e ao lazer com conforto, comodidade e segurança. 

Por ser um serviço que permite o deslocamento utilizando transporte por aplicativo, como Uber, por exemplo, é possível emitir vouchers que dão acesso a corridas gratuitas aos beneficiários de programas sociais no Maranhão, como o Travessia, capitaneado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

A união de esforços entre as pastas da administração estadual possibilita que mais pessoas tenham acesso ao deslocamento com tranquilidade e praticidade. 

Isso pode ser visto na parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e MOB em que mais uma edição do ‘Atitudes Acessíveis no Arraial do Ipem’ foi realizada. Para o evento, a Mapa disponibilizou 80 vouchers no total para que beneficiários do Programa Travessia e acompanhantes participassem da ação que promoveu também um concurso de forró para pessoas com deficiência. Iniciativas como essa garantem a inclusão e acessibilidade para que todos possam curtir o São João do Maranhão.

Outra ocasião que demonstra o cuidado para assegurar a garantia do direito de ir e vir foram os vouchers destinados aos usuários do Travessia que puderam aproveitar a festa junina na Arena Castelão, como conta Lya Melo, mãe do Abraão Melo, que relatou a experiência:

“O transporte usando os vouchers tem sido uma excelente opção de lazer e inclusão na sociedade. Isso porque, às vezes, não temos um horário fixo para sair e com os vouchers temos essa liberdade e flexibilidade. Meu filho, Abraão, se sente liberto e incluído na sociedade porque é um momento em que ele pode viver sem problemas, sem dificuldades, com conforto e com tranquilidade tendo o direito de ir e vir garantido. A gente pode curtir e se divertir, aproveitar cada momento, cada segundo, sem a preocupação da volta para casa”, destacou.

O presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, afirma que essa iniciativa reforça que a parceria com o setor privado pode gerar bons resultados, oferecendo um serviço com qualidade e atendendo às demandas de quem utiliza.

“A parceria do Estado, por meio da Mapa, com a iniciativa privada (Uber) possibilita a execução de ações e projetos que melhorem efetivamente a vida dos maranhenses. Com o TáxiGov, por exemplo, nós vimos a possibilidade de unir forças com a MOB e prestar o serviço para os usuários do Travessia e seus acompanhantes, ampliando o acesso dos beneficiários à cultura, lazer e outras atividades”, disse.

Já para o presidente da MOB, Adriano Sarney, a parceria permite que políticas públicas alcancem quem mais precisa.

“Com essa iniciativa do governador Carlos Brandão, o maior São João do mundo também se torna o mais inclusivo. Através dos vouchers oferecidos pela MOB, em parceria com a MAPA, proporcionamos aos usuários do Programa Travessia a oportunidade de participar da festa com mais autonomia e acessibilidade nos seus deslocamentos. É gratificante ver a política pública alcançando quem mais precisa - e significativo quando isso acontece em um momento que celebra a nossa cultura. Fazer parte disso é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou. 

Além de garantir a viagem com tranquilidade para os usuários, Lya diz que os vouchers são intuitivos e fáceis de usar. “Nós recebemos um link com o voucher para abrir no aplicativo da Uber que funciona muito bem, não dá qualquer problema e é fácil de usar. É praticidade nota mil. Parabéns Mapa, parabéns também ao nosso querido presidente Cassiano Pereira Junior e toda a equipe”, declarou.

Desde o início da operação, em julho de 2020, até maio de 2025 foram realizadas 144.950 viagens. Em 2024, foram 40.318 corridas. Já este ano, nos primeiros cinco meses, 19.620 viagens aconteceram. 

Atualmente, 42 órgãos são parceiros da Mapa na prestação do serviço e a Maranhão Parcerias é a única autarquia que oferece o serviço, além do Governo Federal.