REDD+

Foto Divulgação: SEMA

O que é o REDD+?

A Estratégia Nacional para REDD+ do Brasil foi instituída pela Portaria MMA número 370/2015 e tem como principal objetivo contribuir para a mitigação da mudança do clima por meio da eliminação do desmatamento ilegal, da conservação e da recuperação dos ecossistemas florestais e do desenvolvimento de uma economia florestal sustentável de baixo carbono, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Sendo um estado rico em áreas verdes preservadas, para valorizar estes ativos e demais, o Maranhão criou o sistema jurisdicional de REDD+ e PSA, denominação para Política de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, da Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, do Manejo Sustentável de Florestas e do Aumento de Estoques de Carbono Florestal, da Gestão dos Ativos Ambientais e do Pagamento por Serviços Ambientais do Estado do Maranhão, como um programa que serve como mecanismo de remuneração para os ativos florestais que existem no Estado, em áreas públicas e privadas. 

Este sistema já está em linha com as políticas existentes a nível federal e com os instrumentos e acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário sobre alterações climáticas, prevenção e controle do desmatamento, conservação e uso sustentável das florestas e biodiversidade, gestão territorial e ambiental e garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais e indígenas. 

Atribuições da MAPA

Com a aprovação da Lei 11.578, de 1° de novembro de 2021, a  MAPA passa a ter a função de Agência de Mercado, Fomento e Gestão Financeira da Política do REDD+ e PSA. Com isso, é objetivo da MAPA administrar e dispor de ativos e créditos resultantes de serviços e produtos ambientais e reduzir as emissões do desmatamento e degradação oriundos de programas, subprogramas, planos e projetos, especialmente a partir da criação de arranjos financeiros, econômicos e de investimentos verdes e desenvolvimento de estratégias voltadas à mobilização e captação de recursos financeiros e investimentos.

Enquanto Órgão de Comercialização, Mercados, Fomento e de Gestão Financeira, caberá a MAPA conduzir o arranjo financeiro do Sistema Jurisdicional de REDD+ e PSA do Estado do Maranhão, pautando-se na eficiência administrativa e nos preceitos dos órgãos de controle estabelecidos pela Lei Federal nº 13.303/2016 (Lei das Estatais), assim como a Lei Federal nº 6.385/1976 que trata sobre o mercado de valores mobiliários.

 

Providências em andamento

Acordo de Cooperação Técnica entre a Maranhão Parcerias S/A – MAPA e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM: o Acordo visa o aprimoramento estratégico-organizacional, jurídico-operacional e de fluxos e práticas e a conseguinte maximização dos níveis de eficiência da MAPA para potencialmente funcionar como mecanismo financeiro em políticas, programas e ações envolvendo Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal (REDD+), Gestão de Ativos Ambientais, de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e congêneres.

Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI): é um chamamento público de pessoas físicas e jurídicas interessadas em apresentação de estudos à MAPA e ao Governo do Estado do Maranhão, para desenvolvimento e operação da empresa enquanto mecanismo financeiro da política de REDD+, a fim de capacitar a empresa e tornar sua operação sustentável e adequada às práticas internacionais, dando vazão às demandas de crédito de carbono, pagamento por serviços ambientais e REDD+. 

ACESSE O CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2022 - DNML/MAPA AQUI

 

Acesse:

PARA DOWNLOAD: Revista Potencial do Maranhão para os Negócios Verdes

 

Chamamento público para apresentação de propostas que viabilizem a estruturação, desenvolvimento, monitoramento, verificação, certificação e comercialização de créditos de carbono do Estado do Maranhão, considerando o papel da Mapa na estrutura de REDD+ e/ou PSA do Estado do Maranhão.

 

ANEXOS

  1. Edital
  2. Termo de Referência
  3. Publicação no Diário Oficial
  4. Modelo de Proposta de Parceria
  5. Termo de Indicação de Preposto
  6. Pedido de Questionamento e Resposta - Stocche Forbes Advogados
  7. Pedido de Questionamento e Resposta - Future Carbon Group
  8. Pedido de Questionamento e Resposta - Ambipar Group
  9. Pedido de Questionamento e Resposta - Mercuria Energy Trading SA
  10. Errata - Cronograma do Edital
  11. Errata nº 02 - Cronograma do Edital
  12. Ata do conselho de administração da maranhão parcerias s.A, realizada em 24 de outubro de 2024
  13. Relatório final da comissão de avaliação e seleção procedimento de seleção de projetos de Créditos de Carbono 
  14. Relatório sobre o recurso interposto pela empresa Systemica – Inteligência em Sustentabilidade s.A. E Mercuria Energy Trading s.A.
  15. Ata da Reunião MAPA, CONSAD e CONFIS

 

 

Mídia

Deputados aprovam PL que institui política de redução de gases de efeito estufa

https://www.al.ma.leg.br/noticias/42201

Representantes de fundos e empresas internacionais conhecem potencial do Maranhão para negócios verdes, na COP26

https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?s=neg%C3%B3cios+verdes

MAPA busca estudos para política de redução da emissão de gases e ativos de carbono: 

https://oimparcial.com.br/meio-ambiente/2022/02/mapa-busca-estudos-para-politica-de-reducao-da-emissao-de-gases-e-ativos-de-carbono/

Negócios Verdes: foco de investimentos da Maranhão Parcerias:

https://johncutrim.com.br/negocios-verdes-foco-de-investimento-da-maranhao-parcerias/