Comitiva do Governo do Maranhão faz visita institucional à fábrica da cerveja Magnífica, em São Luís
Uma comitiva do Governo do Maranhão realizou uma visita institucional à fábrica da cerveja Magnífica, em São Luís, que é produzia a partir de mandioca cultivada pelos pequenos produtores rurais do Estado. A produção da cerveja já beneficiou 16 mil pessoas com a geração de empregos diretos e indiretos.
A comitiva foi formada pelos secretários de Estado Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; de Indústria e Comércio (Seinc), Junior Marreca; pelo presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior; e pelo secretário-adjunto de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Diego Ricci.
Entre os representantes da Ambev estavam Lucas Baggi, gerente executivo de Relações Institucionais e Marcelo Amaral, gerente fabril.
O secretário Sebastião Madeira (Casa Civil) destacou a importância da parceria entre o Governo do Maranhão e a Ambev para a população. “O Governo do Maranhão tem o compromisso de trazer cada vez mais investimentos que gerem emprego e renda para a população, por isso, damos todo o apoio necessário às empresas que operam no estado. Hoje, estamos aqui em nome do governador Carlos Brandão para verificar o trabalho desenvolvido pela Ambev na produção da Magnífica, cerveja que é feita com a mandioca cultivada pelos nossos pequenos agricultores”, afirmou.
Magnífica
A Magnífica é uma cerveja autenticamente maranhense. Sua produção teve início no ano de 2018 e tem como matéria-prima principal a mandioca produzida por agricultores familiares do Tabuleiro de São Bernardo, no Baixo Parnaíba. A iniciativa fomenta a agricultura local e contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva na região.
Desde o início da produção da cerveja já foram compradas 21 mil toneladas de mandioca pela Ambev, beneficiando 16 mil pessoas em 70 cidades. “A Magnífica é uma cerveja feita de maranhenses para os maranhenses, beneficiando os pequenos produtores rurais e suas famílias e gerando 16 mil empregos diretos e indiretos dentro dessa cadeia produtiva que inclui os plantadores, arrancadores, transportadores e assim por diante”, explicou Lucas Baggi.
A empresa está presente no Maranhão desde 1991 e hoje conta com três centros de distribuição nas cidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal. São 8 revendas no estado nos municípios de São Bernardo, Caxias, Presidente Dutra, Pinheiro, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, Rosário e Timon. Em todo o estado a Ambev gera 22 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. A partir do Maranhão a Ambev abastece 7 estados do país.
Em 2021, a Ambev anunciou um investimento de R$ 130 milhões para a expansão das suas operações no estado. Somente em 2022, foram gerados R$ 700 milhões de arrecadação.
“É muito importante essa parceria entre o Governo do Estado e a Ambev, que é uma empresa que fabrica um produto genuinamente maranhense, a Magnífica, e para cada 1 emprego gerado diretamente ela gera 34 empregos indiretos. Então, a gente vê o impacto do fomento do governo para o desenvolvimento do Estado", disse Cassiano Pereira Junior, presidente da Maranhão Parcerias (Mapa).
Visita
Durante a visita foi feita a apresentação institucional da empresa aos representantes do governo do Estado, dos resultados obtidos pela implantação da produção da cerveja Magnífica bem como dos dados das oportunidades geradas na área de emprego e renda e dos projetos sociais desenvolvidos pela empresa junto à comunidade.
A comitiva também acompanhou in loco a linha de produção do engarrafamento da cerveja em embalagens retornáveis e ao final fez uma degustação do chopp Magnífica produzido pela fábrica.