Durante reunião, Mapa tira dúvidas de empresários sobre o credenciamento ao Programa Mãos à Obra

6/11/2025

O presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior, ao lado do secretário de Estado do Governo, Márcio Machado, abriram a reunião com os empresários interessados em participar do Programa de Manutenção Estadual da Rede do Maranhão - Mãos à Obra, realizada nesta terça-feira (4), no auditório do Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís.

O programa é capitaneado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e o credenciamento das empresas é feito por meio da Mapa. A iniciativa tem como objetivo garantir que os serviços de manutenção e preservação de cerca de 3.500 prédios públicos nos 217 municípios sejam executados com maior rapidez.

O encontro teve como objetivo apresentar a iniciativa do Governo do Maranhão para quem ainda não conhecia, orientar a respeito das modificações feitas visando maximizar os resultados pretendidos e tirar dúvidas quanto ao credenciamento daqueles que buscam ser parceiros do Estado.

Para o presidente Cassiano Pereira Junior, esse é um momento importante em que os empresários podem, pessoalmente, elucidar dúvidas sobre o processo de cadastro ao programa.

“O Programa Mãos à Obra é uma iniciativa do nosso governador Carlos Brandão, que dá oportunidade para que empresários de todo Maranhão possam participar, sendo MEI, micro ou pequena empresa. Para isso, é importante realizar o credenciamento, um procedimento simples, que pode ser feito pelo site da Mapa, mas que pode gerar dúvidas. Nossa equipe está aqui à disposição para sanar todas”. 

Já o secretário Márcio Machado também destacou o credenciamento para atração de mais empresas. 

“O programa Mãos à Obra é uma realidade em todo o Maranhão. Já avançamos bastante na primeira fase quanto à inclusão dos pequenos empreendedores em ações de manutenção da rede física estadual em diversas regiões.  Agora, Governo do Maranhão está fortalecendo o programa com o edital de credenciamento para atração de mais empresas, gerando oportunidades e ampliação das ações em todo o estado”, reiterou.
 

O programa é capitaneado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e o credenciamento das empresas é feito por meio da Mapa. (Foto: Junnior Carneiro/ Mapa)

Para o arquiteto da empresa Cidade Brasil, Gustavo Naufel, a reunião foi exitosa. 

“A reunião foi bastante animadora. Ver a disponibilidade do Estado em receber a nossa empresa, em passar demandas não só para grandes empresas, mas contemplando as pequenas e médias empresas nos anima. Foi muito satisfatório o resultado aqui hoje!”, afirmou. 

Já o diretor da Impulse Construtora, Elinaldo Vasconcelos, agradeceu a iniciativa.

“Parabenizo o governador Carlos Brandão e ao presidente Cassiano por essa iniciativa maravilhosa que está dando oportunidade para pequenas empresas. Assim, a gente pode estar crescendo e alcançando nossos objetivos”, destacou.

Até o momento, 159 empresas foram credenciadas, para atender 77 tipos de serviço nos 217 municípios maranhenses. 
 

O credenciamento continua aberto e dá oportunidade para que MEIs, micro ou pequenas empresas prestadoras dos serviços. (Foto: Junnior Carneiro/ Mapa)

O credenciamento

O credenciamento continua aberto e dá oportunidade para que MEIs, micro ou pequenas empresas prestadoras dos serviços de melhoria, preservação, manutenção (civil, elétrica e hidrossanitária) e de conservação em imóveis possam atender às necessidades do Estado. 

Para participar, basta se inscrever por meio do site https://maosaobra-ma.com.br/credenciamento/; preencher todas as informações, obedecendo às regras do edital; enviar a documentação solicitada e aguardar devolutiva. A lista com os nomes das empresas credenciadas está sendo disponibilizada no site www.mapa.ma.gov.br.

Após cadastrada no programa, a empresa precisa ficar atenta ao recebimento das demandas e dar o aceite em até 24 horas. 

As contratações serão firmadas entre as empresas credenciadas e a Mapa, que atuará como mediadora, realizando a gestão dos contratos e fiscalização da execução das obras. 

Não há número limite de empresas participantes, o que garante o tratamento de forma isonômica aos interessados, mantendo a transparência do processo. A vigência dos contratos com as empresas que tiverem suas inscrições deferidas será de até 12 meses, podendo ser renovados.

Clique aqui e leia o edital na íntegra. 

Em caso de dúvidas quanto ao edital, as empresas interessadas podem entrar em contato através do e-mail contato.dnms@mapa.ma.gov.br ou ligar para os números (98) 3210-3414 / (98) 3210-3415. Já as respostas dos esclarecimentos serão disponibilizadas no site www.mapa.ma.gov.br.