Em entrevista, presidente da Mapa destaca as ações do Programa Estadual de Regularização Fundiária dos Núcleos Urbanos

11/07/2025

O presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Júnior, concedeu uma entrevista ao programa Timbira News 1ª edição, da Rádio Timbira, apresentado pelo radialista Edvaldo Oliveira, nesta sexta-feira (11). Entre os temas abordados estão a instalação do complexo hoteleiro do Grupo Vila Galé e o Programa Estadual de Regularização Fundiária nos núcleos urbanos, ambos viabilizados por meio da Mapa.

Ao ser questionado sobre as duas unidades hoteleiras da rede portuguesa no Centro Histórico de São Luís, o gestor da Maranhão Parcerias explicou que a Mapa é responsável pela operacionalização, coordenação e fiscalização do projeto de concessão dos prédios públicos ao Grupo e este será responsável pela reforma, ampliação e operação dos imóveis públicos, transformando-os em um importante empreendimento turístico.

Com o investimento inicial de R$ 150 milhões, a expectativa é que a iniciativa fortaleça ainda mais a capital maranhense como destino turístico, além de impulsionar a cadeia produtiva do setor.

“A estimativa é que as obras do complexo gerem mais de 300 oportunidades de trabalho. Após a inauguração, o hotel deverá manter cerca de 100 empregos diretos. Esse é resultado do esforço contínuo do nosso governador Carlos Brandão, que tem uma visão muito ampla de todas as necessidades do Estado e nós, da Mapa, trabalhamos em conjunto para trazer o parceiro da iniciativa privada em busca de viabilizar oportunidades de negócios e com isso desenvolver o Maranhão”, afirmou Cassiano Pereira Junior.

Para a implantação do complexo hoteleiro, foram cedidos os imóveis onde funcionavam a Casa do Maranhão, na Rua do Trapiche, e o Largo do Comércio, onde estava a sede da Defensoria Pública do Estado (DPE-MA), na Rua da Estrela. Juntos, os dois prédios terão capacidade para 140 apartamentos. Também foi cedido um imóvel na Rua Portugal, nº 198, que abrigará o setor administrativo e um restaurante.

Regularização Fundiária dos Núcleos Urbanos

Quanto ao Programa Estadual de Regularização Fundiária nos núcleos urbanos, o radialista Edvaldo Oliveira pontuou que durante a Expoimp em Imperatriz, o governador Carlos Brandão e o presidente Cassiano Pereira Junior, assinaram com a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul) e Prefeitura de Imperatriz, Termos de Cooperação Técnica para este fim, entre outros objetivos.

Isso está sendo possível tendo em vista que a Mapa é uma sociedade de economia mista, responsável também pela gestão do patrimônio imobiliário do Estado, que engloba terrenos, prédios e outros espaços, com o intuito de encontrar soluções inovadoras para o aproveitamento do potencial dos locais e que estes sejam utilizados em benefício dos maranhenses.

“Em todo o Maranhão, vários bairros foram conjuntos habitacionais e é a Mapa quem faz a gestão desses espaços, tanto na capital quanto em outros municípios. Para se ter uma ideia, só em Imperatriz, existem 3.470 lotes apenas no Conjunto Nova Vitória, sob a responsabilidade do Estado. Então, nós conversamos e, durante a Expoimp, firmamos uma parceria com a Agemsul e a prefeitura de Imperatriz, por meio de um Termo de Cooperação Técnica, para unir esforços e dar celeridade na entrega dos títulos de propriedades”, ressaltou Cassiano Pereira Junior.

Além de São Luís e Imperatriz, outras 16 cidades maranhenses possuem espaços em núcleos urbanos pertencentes ao Governo do Estado e que podem ser aproveitados, tendo como objetivo o crescimento da cidade.