“Eu passo 365 dias do ano esperando pelo Arraial do Ipem”, diz ambulante credenciada pela Mapa sobre o aumento das vendas no período junino

26/06/2024

A ambulante Ana Mesquita está animada com o aumento das vendas de balões no Arraial do Ipem em 2024. Com a grande movimentação durante o período junino, ela tem aproveitado para aumentar o faturamento e afirma que o valor investido já foi pago e, a partir de agora, todo o dinheiro que entrar será lucro. 

“Esse é o quarto ano que eu estou vendendo no Ipem e tá maravilhoso, muito bem organizado. O pessoal tá comprando muito e nós estamos vendendo bastante, essa é uma bela oportunidade de ter uma renda extra. Tá dando pra vender bastante! Há muito tempo eu paguei o investimento que fiz, agora é só lucro. O mínimo que eu vendi foi 50 balões, mas já cheguei a vender 120 em um só dia aqui. Eu passo 365 dias do ano esperando pelo Arraial do Ipem e só tenho a agradecer a oportunidade”, disse.

E não é só a Ana que está feliz nesses primeiros 10 dias de arraial, o dono do Burguer Nosso, Igor Maia, que está em uma das barracas de alimentação, conta que já precisou aumentar o número de funcionários. 

“Estar no Arraial do Ipem agrega muito, não só pela marca, que nós ganhamos demais divulgando, já que são milhares de pessoas que passam por aqui todos os dias, mas a gente consegue agregar também para a economia do nosso estado.  Saímos de quatro funcionários para 19, no período do São João. Isso porque nós já aumentamos da abertura do arraial para cá, começamos com 17 e agora estamos com 19, e se a movimentação continuar crescendo, vamos seguir aumentando o número de pessoas aqui dentro”, destacou.

O Arraial do Ipem, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), é um dos mais tradicionais de São Luís. Em 2024, a festança tem o apoio da empresa pública Maranhão Parcerias (Mapa), responsável pela captação de patrocínio e pelo credenciamento dos empreendimentos autorizados a comercializar produtos e serviços dentro do espaço durante o São João, como barracas de alimentos, restaurantes, vila do chopp, food truck, bike food, ativações, vila junina, área de recreação infantil e parque de diversões.

Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, além de cultura, o São João é também uma ótima oportunidade para fazer a economia girar e aumentar a renda.

“O período junino é um período em que a economia está aquecida. O setor de comércio e serviços, como a rede hoteleira, transporte, bares e restaurantes, além das agências de viagens, que oferecem pacotes turísticos aumentam o faturamento nesta época do ano. Em 2023, foram movimentados 254,9 milhões na economia do estado. Nós da Mapa, sob a orientação do nosso governador Carlos Brandão que é um entusiasta da cultura maranhense sem esquecer da geração de emprego e renda, estamos trabalhando para que, em 2024, o número seja bem maior”, destacou.

Arraial do Ipem

Em 2023, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local diariamente, consagrando-se como um dos arraiais mais visitados da cidade. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), mais de 500 atrações artísticas e culturais subirão ao palco do arraial do Ipem até o dia 14 de julho.