Mapa marca presença em audiência pública do Orçamento Participativo na cidade de Barreirinhas

10/07/2025

O presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior, esteve na audiência pública do Orçamento Participativo (OP), em Barreirinhas, ao lado de autoridades como o prefeito da cidade, Vinicius Vale; o gestor do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Dionatan Carvalho; o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa), Wolmer Araújo; além dos representantes da sociedade civil.

A iniciativa é coordenada pelas secretarias de Estado do Orçamento e Planejamento (Seplan) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), com escutas que garantem a integração com os maranhenses para decidir onde será investido o recurso público estadual.    

Neste ano, o Orçamento Participativo completa 10 anos de realização ininterrupta. (Foto: Mayra Gomes)

Para o presidente da Mapa, o OP é uma ferramenta importantíssima para ouvir as demandas da região e construir políticas públicas que transformem a vida dos maranhenses. 

“O Orçamento Participativo é referência na garantia da participação popular, transparência e controle social. Esta é uma iniciativa muito importante que o nosso governador municipalista Carlos Brandão está realizando, reforçando o compromisso que assumiu em ter uma gestão que ouve a população e busca o desenvolvimento de todo o estado”, afirmou Cassiano Pereira Junior.

Neste ano, o Orçamento Participativo completa 10 anos de realização ininterrupta. Destaca-se ainda que o Maranhão foi o primeiro estado do Brasil a discutir todas as etapas da construção do orçamento de forma participativa, com consulta pública para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), audiência e votação para a Lei Orçamentária Anual (LOA) e indicação de propostas para o Plano Plurianual (PPA).  

Iracilde Carvalho, servidora pública. (Foto: Mayra Gomes)

Para Iracilde Carvalho, que participou da audiência pública e votou em uma das propostas, o OP permite o fortalecimento das políticas públicas maranhenses.

“Hoje Barreirinhas recebe o Orçamento Participativo e eu, como cidadã Barreirinhense, fico muito feliz em participar desse momento que é de suma importância para toda a sociedade civil. Aqui é o momento em que todo mundo vai ter o poder de participar diretamente das propostas e que vai beneficiar toda a população da nossa região e do nosso estado”, destacou.  

 

As escutas garantem a integração com os maranhenses para decidir onde será investido o recurso público estadual.    (Foto: Mayra Gomes)

Em Barreirinhas, a população escolheu, dentre as oito propostas apresentadas, quatro que estarão disponíveis para votação na plataforma on-line ‘Participa MA’. Após determinado período, uma será escolhida e inserida na LOA.