Por meio do TáxiGov, Programa Cartão Travessia ampliará acesso de pessoas com deficiência a serviços de saúde no Maranhão
O governador Carlos Brandão lançou, nesta quarta-feira (28), o Programa Cartão Travessia, que garantirá o deslocamento de pessoas com deficiência para tratamentos de saúde na Grande Ilha (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) utilizando transportes por aplicativo. A iniciativa foi possível graças ao serviço TáxiGov, oferecido pela Maranhão Parcerias (Mapa) e que beneficiará 300 famílias durante todo o ano.
Por meio da parceria entre a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e Mapa, o Cartão Travessia ampliará o alcance do Programa Travessia, referência em mobilidade acessível no Brasil.
Para o presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Junior, essa é mais uma importante ação liderada pelo governador Carlos Brandão, que unirá esforços junto ao setor privado para levar benefícios à população maranhense.
“Essa é mais uma importante ação do nosso governador Carlos Brandão que vai beneficiar os maranhenses já atendidos pelo Programa Travessia. Nossa parceria permitirá que quem já usa o serviço, possa ter mais uma opção para ir até o local onde realizam os tratamentos de saúde, utilizando vouchers, e tendo mais autonomia e comodidade. Essa iniciativa demonstra bem o cuidado e a sensibilidade que a gestão estadual possui em relação às pessoas com deficiência”, afirmou.

Como vai funcionar o Cartão Travessia?
Para participar da seleção do Cartão Travessia, os interessados precisam ser usuários regularmente cadastrados no Programa Travessia cujo termo de compromisso tenha sido assinado há pelo menos seis meses, residir na Grande Ilha, ser pessoa com deficiência e com mobilidade reduzida, estar em tratamento na rede de saúde com frequência mínima de duas vezes por semana, e apresentar toda a documentação prevista pela Agência de Mobilidade.
Com os dados em mãos, a MOB indicará os nomes dos 300 beneficiários que serão cadastrados pela Mapa no sistema de transporte por aplicativo. Mensalmente, será disponibilizado um saldo de R$ 500,00 para cada usuário, que deverá ser utilizado exclusivamente em corridas relacionadas ao deslocamento para tratamentos de saúde.
As inscrições estarão abertas até o dia 4 de junho. Clique aqui e preencha o formulário de inscrição.
TáxiGov
Para Giuliana Dominices Rocha, mãe da Jade, beneficiária do Programa Travessia, o cartão garantirá a continuidade do tratamento de saúde da sua filha.
“Eu fico extremamente feliz em saber que o governo Carlos Brandão está sempre de portas abertas para nos ouvir. Nós, como mães dos usuários do serviço Travessia. Ele não faz ideia da importância desse cartão na nossa vida. Isso é garantir o direito de ir e vir com dignidade. Fico muito feliz com esse voucher de R$ 500 porque com ele eu vou conseguir garantir o tratamento da minha filha, que é o mais importante”, afirmou.
A felicidade estampada no rosto de Giuliana está sendo possível graças à parceria entre MOB e Mapa que, por meio do serviço TáxiGov, capitaneado pela Maranhão Parcerias, permite o deslocamento utilizando transporte por aplicativo, como a Uber, por exemplo para atender às demandas e necessidades da administração pública e empresas interessadas.
O presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou que o Cartão Travessia não seria possível sem a atuação da Mapa.
“O Cartão Travessia é um benefício viabilizado pela MOB e pela Mapa. Sem a Mapa, nós nunca conseguiríamos fazer porque a operacionalização é feita pela Maranhão Parcerias, via TáxiGov. Nessa grande missão de melhorar o transporte para pessoas com deficiência, a Mapa é uma grande parceira! Além do Cartão Travessia, nós já fizemos vários eventos, já levamos pessoas para atividades de saúde e lazer, inclusive em época de emergência, como foi a greve dos ônibus semiurbanos. A partir dessa parceria entre MOB e Mapa, nós vamos impactar várias famílias”, reforçou Adriano.
Dentre os benefícios da adesão ao serviço TáxiGov, estão a eficiência e ampliação no controle do transporte das viagens, o que possibilita maior transparência; além de gerar economia, já que não há gastos com aluguel ou compra de veículos, manutenção e abastecimento, permitindo a comodidade, praticidade, segurança e agilidade para o usuário.
Desde o início da operação, em julho de 2020, até abril de 2025 foram realizadas 140.484 viagens. Em 2024, foram 40.318 corridas. Já este ano, nos primeiros quatro meses, 15.154 viagens aconteceram. Até o momento, 42 órgãos são parceiros da Mapa na prestação do serviço.
Destaca-se, ainda, que Mapa é a única autarquia que oferece o serviço, além do Governo Federal.