Resíduos Sólidos: equipe técnica responsável por PMI realiza visita à Central da Titara e à Estação da Ribeira

Acessar fotos
7/02/2023

Como parte da programação da Capacitação em Resíduos Sólidos, que teve início no final do mês de janeiro, aconteceu na manhã desta terça-feira, 07, uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos Titara e à  Estação de Transbordo da Ribeira. 

Participaram da visita o presidente da MAPA, Antonio Nunes, o diretor de Parcerias e Negócios Imobiliários, Anibal Pinheiro, o engenheiro especialista em saneamento ambiental, Pedro Aurélio Carneiro, e a equipe técnica que compõe a comissão julgadora dos estudos do PMI de Resíduos Sólidos. 

Localizada no povoado Buenos Aires, no Município Rosário (a 75 quilômetros de São Luís), a Central de Gerenciamento da Titara realiza o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos urbanos de todos os munícipios que compõem a região metropolitana de São Luís. O serviço, que é considerado referência na região, utiliza de modernas tecnologias para garantir a destinação adequada para cada tipo de resíduo e tratar os efluentes transformando-os em água para reuso e energia. 

Já na Estação de Transbordo da Ribeira, a equipe da MAPA pode acompanhar a dinâmica de transferência dos resíduos coletados na cidade, e que, após triagem, serão transferidos para tratamento adequado na Central da Titara. 

O engenheiro Pedro Aurélio Carneiro, um dos capacitores do primeiro módulo do curso realizado recentemente pela MAPA destaca que o modelo pode ser referência para estações a serem instaladas em outras regiões do estado. “Nós temos esse exemplo de São Luís, que é  muito bem sucedido, iniciado em 2013 e vai até 2032, e que apesar de ser um serviço caro para o município, através da concessão, a prefeitura viabilizou a prestação com sustentabilidade financeira, operacional e ambiental. E a contrapartida é um serviço de qualidade que atende as exigências da lei”, explicou. 

O presidente Antonio Nunes ressalta que, por meio do PMI em andamento, através do qual parceiros privados interessados irão propor  soluções para o gerenciamento dos resíduos sólidos em todo o território estadual, o Governo do Estado garante um importante apoio para que os municípios maranhenses possam cumprir a Lei Nº 14.026/2020, novo Marco Legal do Saneamento básico. 

“Sabemos que os municípios precisam desse suporte para conseguir cumprir as exigências da lei e nossa expectativa é que o estudo selecionado pelo PMI nos permita apresentar à administração pública soluções como a que vimos hoje: que respeite o novo Marco Regulatório do Saneamento e, para além da questão social e ambiental, contribua para a gestão do lixo urbano, combinada ao aproveitamento energético desses resíduos e à geração de receitas provenientes do tratamento do lixo e da venda de energia”, comentou.